Pílulas de Sabedoria – III

Popularidade, vaidade, santidade, companhias

Gosto da popularidade – Acautela-te da glória da popularidade, evita a admiração do povo, não te deixes envaidecer na presença dos que te elogiam, nem dês importância ao rumor dos aplausos espectaculares. Faz mais por seres bom do que por parecê-lo. Não andes em busca de quem te elogie ou te rebaixe. Nem o aplauso das palminhas te iluda com a sua atracção e sedução nem a crítica e a censura te derrubem como se, com isso, já deixasses de ser o que eras.

Quem não anda em busca de louvores, também não fica sentido com as injúrias e o desprezo. Quem não liga ao louvor, também com a mesma facilidade não fica atrapalhado, mas continua a ser o mesmo, não fazendo caso nem se sentindo ou desfazendo com as críticas. Por isso, não te faças uma boa pessoa se os outros te consideram bom. Quando eles dizem isso, tu olha mas é para a tua consciência, procurando através dela descobrir o juízo de Deus e não as opiniões dos outros. Quanto ao que eles dizem, procura tu julgar pela tua cabeça e não pela deles. Só tu e mais ninguém é que pode saber alguma coisa de ti. Se tiveres procedido mal, não adianta nada os outros dizerem bem de ti, como também não vale nada eles afirmarem que fizeste bem, se nada disso é verdade.

Vaidade, santidade e companhias – Por isso, evita as aparências exteriores e fogo de vista, foge de uma vida que é só casca… Não te julgues santo só pela boa actividade exterior que tens a encobrir um vazio no próprio interior da tua alma. O que desejas ter de santidade, procura primeiro tê-la por dentro, mostrando-a, não no que tens e fazes, mas na maneira como tens e vais fazendo. Isso revela-se na simplicidade do andamento, na pureza da actuação, na seriedade dos gestos e na honestidade do procedimento. Numa vida santa nada aparece a saber à indecência, impureza, pretensão vaidosa, insolência e leviandade. A alma manifesta-se no modo de estar do corpo, o espírito revela-se no gesto corporal, o coração descobre-se nos movimentos dos olhos e as disposições da alma nas reacções do rosto.

Faz que o teu andar não dê a impressão de leviandade nem ofenda os olhares alheios. Não te tornes espectáculo para os outros nem lhes dês ocasião de más impressões. Não convivas com pessoas levianas nem te mistures com as vaidosas. Evita a companhia dos maus, acautela-te dos malvados, foge dos desonestos e corrompidos, afasta de ti os preguiçosos ou que não querem trabalhar. Deixa de andar ainda no meio de multidões, principalmente de pessoas na idade mais dada ao vício.

Companhias – Junta-te aos bons e procura a sua colaboração e convivência. Encontra-te pessoalmente com cada pessoa que viva  a santidade. Se conversares com ela, ficarás virtuoso. Se andares com sábios, serás sábio. Se andares com tolos, ficarás como eles. Os semelhantes costumam ajuntar-se com os da mesma igualha. É perigoso na vida acompanhar com os maus e prejudicial conviver com os mal inclinados. Alcanças má fama para ti, se andares com gente indigna. É melhor sofrer o ódio dos maus do que ter a sua simpatia e companhia. A vida dos bons em comum tem muitas vantagens. Assim também a vida dos maus em comum acarreta maiores males. Quem tocar no que é sujo, fica também sujo. Por isso, tapa os ouvidos, para não começares a viver a maldade, depois de a ouvires.

.

Santo Isidoro de Sevilha, Infelicidade e Esperança, Editorial Missões Cucujães, pgs 106-110

.

Artigos relacionados:

. Pílulas de Sabedoria – I

.Pílulas de Sabedoria – II

Anúncios

1 Comentário (+add yours?)

  1. Trackback: Pílulas de Sabedoria – IV « Deus, Bíblia e Poesia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: