Publicado por: Administrador | Junho 16, 2012

O pecado do Rei David

( Cf. 2 Sam 11 e 12)

. Afastai os meus olhos, Senhor, para que não vejam a vaidade (Sl 118, 37).

. Se o teu olho for puro, todo o teu corpo será luminoso  (Mt  6,22).

. Quem olhar para uma mulher desejando-a…já cometeu adultério com ela em seu coração (Mt 5, 28))

. A candeia do teu corpo são os teus olhos. Se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo estará iluminado, mas se estiverem em mau estado, o teu corpo estará em trevas (Lc 11,34-35).

. Se o teu olho é para ti ocasião de queda, arranca-o e lança-o para longe de ti: é melhor para ti entrares com um só olho na Vida do que, tendo os dois olhos, seres lançado na Geena do fogo (Inferno) (Mt 18, 9).

A Bíblia narra grandes pecados de grandes figuras. Não ficaram lá narrados simplesmente para diversão, à maneira de contos inventados pela imaginação humana. Ficaram lá e lá continuarão para servirem de lição a todos os seres humanos, apontando causas e consequências do pecado, de modo a nos convencermos que nenhum de nós está seguro, seja qual for a missão que Deus nos chamou a desempenhar. São lições pela negativa, que todos nós devemos ter em conta.

A Bíblia narra, nos livros 1 Samuel e 2 Samuel, a vida do Rei David, as suas grandezas e as suas misérias, aquilo que fez dele um grande rei de Israel e de Judá, um grande pecador, um grande assassino, um grande adúltero, um grande expiador, um grande penitente, um grande profeta e, finalmente, um grande santo. Dele se poderia escrever um livro com o título de “ Crime e Castigo”, à semelhança daquele que Dostoievsky escreveu. Grandeza, miséria, queda e reabilitação, as quatro palavras que resumem a vida deste famoso rei. Mas também se poderia resumir a isto: “Como o pecado entra  no corpo e na alma pelos olhos”.

David foi escolhido a dedo por Deus e favorecido com inúmeros carismas para pôr ao serviço do seu povo. Apesar disso, ele serve   de exemplo, negativo e positivo, para todos os homens de todas as gerações, por se poder concluir que nenhum ser humano tem a salvação eterna garantida pelo facto de Deus o favorecer com carismas e de o ter escolhido para uma grande missão. Também a vida de David demonstra que nenhum ser humano  está isento de pecar ou tem a garantia de que nunca pecará. O “vigiai e orai, para não cairdes na tentação”( Mt 26, 41) que Cristo nos deixou, continua válido para todos, mesmo para aqueles que levam a sério a sua santificação. Ninguém está livre de cair e o tombo será tanto maior quanto mais alto se tiver subido. Da natureza humana fazem parte essencial a fraqueza moral, a concupiscência da carne,  a concupiscência dos olhos, o pecado (o crime), o arrependimento , a confissão de pecado,  a expiação (castigo)  e a reparação pelo ataque à suprema dignidade de Deus. Tudo através da penitência e de uma vida cada vez mais santa. Quanto mais se tiver pecado, maior deverá ser o amor ao Deus misericordioso. Disse Cristo  a respeito da Madalena pecadora: “São-lhe perdoados os muitos pecado porque muito amou (a Deus) ( Lc 7, 47).

Porque se cai no pecado? Os resultados e as consequências da primeira queda já vêm connosco, transmitidos a todos os homens pela queda original de Adão e Eva.

Na economia da Salvação, somente conta como se morre, isto é, se se morre na graça de Deus, e normalmente morre-se como se viveu. Conversões à última hora são excepções e somente Deus sabe porquê. Assim, se uma pessoa foi santa durante a grande parte da sua vida, mas acabou por pecar e morrer no pecado, essa pessoa não se salvará, porque terminou mal, embora tenha começado bem. Outra pessoa que se tenha mantido no pecado durante a maior parte da sua vida ou durante a vida inteira e se converter à última hora ou pouco antes da morte, essa pessoa salvar-se-á. E assim, o que conta  é como se termina e não como se começa.

David foi um rei  a quem Deus concedera inúmeros favores e escolhera para ser o antepassado mais famoso do Messias de Israel, Jesus Cristo. Da descendência de David provinham também a Virgem Maria, sua mãe Santa Ana e S. José, entre outros.

Embora o título deste artigo se refira apenas a um pecado, a verdade é que David pecou por pensamentos, por desejos, por actos, infringindo os Mandamentos: o 5º, o 6º, o 9º e o 10º. É o que passaremos a abordar, seguindo de perto o relato bíblico.

Como tudo começou?  Leia na Bíblia os livros : 1º de Samuel e 2º de Samuel, onde encontra tudo sobre o Rei David.

Diz a Bíblia  em 2 Samuel 11:

1 – ”E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé,…mulher de Urias (general de David , então na frente de batalha). Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para casa. E, vendo que concebera, mandou dizer a David: “Estou grávida” (2 Sam 11, 2-5)

Abreviando: David ordenou então a Joab, comandante do exército em campanhas militares, que enviasse Urias, marido de Betsabé, a Jerusalém, na esperança  de que a gravidez fosse posteriormente atribuída a Urias., seu marido. Mas Urias dormiu acampado com os seus servos à porta do palácio real e nem sequer foi a casa visitar a esposa. Ao ver os planos falhados, David reenviou Urias a Joab com uma carta que o  próprio Urias transportou, onde se ordenava que Urias fosse colocado numa posição de combate com mais probabilidades de morrer…E aconteceu que Urias morreu mesmo.

2 – “Ao saber da morte do seu marido, a mulher de Urias chorou-o. Terminados os dias de luto, David mandou-a buscar e recolheu-a em sua casa. Tomou-a por esposa e ela deu-lhe um filho. Mas o procedimento de David desagradou ao Senhor” ( 2 Sam 11, 26-27)

3 – O Senhor enviou então (o profeta) Natan a David. Logo que entrou no palácio, Natan disse-lhe: “Dois homens viviam na mesma cidade, um rico e outro, pobre. O rico tinha ovelhas e bois em grande quantidade; o pobre, porém, tinha apenas uma ovelha pequenina, que comprara…e que ele tratava como uma filha. Certo dia chegou um hóspede a casa do homem rico, o qual não quis tocar nas suas ovelhas nem nos seus bois para preparar o banquete e dar de comer ao hóspede que chegara; mas foi apoderar-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o seu hóspede”.

David, indignado contra tal homem, disse a Natan: “Pelo Deus vivo! O homem que fez isso merece a morte. Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito essa maldade e não ter tido compaixão”. Natan disse a David: “Esse homem és tu! Isto  diz o Senhor, Deus de Israel: “ Ungi-te rei de Israel, salvei-te das mãos de Saúl, dei-te a casa do teu senhor e pus as suas mulheres nos teu braços. Confiei-te os reinos de Israel e de Judá e, se isto te parecer pouco, ajuntarei outros favores. Porque desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o que lhe desagrada? Feriste com a espada Urias, o hitita, para fazer da sua mulher  tua esposa. Foste tu quem o matou por meio da espada dos amonitas! Por isso, jamais se afastará a espada da tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher de Urias para fazer dela tua esposa. Eis pois o que diz o Senhor:” Vou fazer sair da tua própria casa males contra ti. Tomarei as tuas mulheres diante dos teus olhos e hei-de dá-las a outro, que dormirá com elas à luz do sol! Pois tu pecaste ocultamente; mas eu farei o que digo diante de todo o Israel e à luz do dia!”. Disse David a Natan: “Pequei contra o Senhor!” Natan respondeu-lhe:” O Senhor perdoou o teu pecado. Não morrerás. Todavia, como ofendeste gravemente o Senhor com a acção que fizeste, morrerá certamente o filho que te nasceu”. E Natan voltou para casa. O Senhor feriu, com uma doença grave, o menino que a mulher de Urias havia dado a David. David orou a Deus pelo menino: jejuou e passou a noite prostrado por terra….Ao sétimo dia, morreu o menino. (2 Sam 12,1-18)

Os males que caíram sobre David não ficaram por aqui. O seu filho dilecto, Absalão, o homem mais bonito de Israel, segundo se afirma na Bíblia,  desatou em intrigas contra o pai e tentou usurpar o poder, após entrar em conflito  directo contra David. Numa batalha travada na floresta de Efraím,  em que morreram 20.000 homens, Absalão foi morto, apesar de David ter dado ordens para que ele fosse capturado vivo:

4 – Absalão, montado numa mula, encontrou-se de repente em frente dos homens de David. A mula passou sob a ramagem espessa de um grande carvalho e a cabeça de  Absalão ficou presa nos ramos  da árvore, de modo que ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula… seguiu em frente….Joab (comandante do exército de David) tomou três dardos e cravou-os no coração de Absalão ( 2 Sam 18, 9 – 14).

Betsabé deu a David um segundo filho, ao qual foi posto o nome de Salomão, que sucedeu a David e que foi o rei mais sábio que já houve, tendo sido ele o construtor do grande Templo de Jerusalém.

 David foi pastor, vencedor do gigante Golias, pajem do rei Saúl, músico, tocador de harpa, poeta, autor de muitos dos salmos da Bíblia, comandante militar, profeta, rei de Israel e de Judá. Debrucemo-nos um pouco sobre o pecado ou pecados de David e sigamos a sua sequência e consequências.

. Tudo começou com uma casualidade, ou talvez não! O concentrar o olhar sobre uma mulher nua que tomava banho no terraço da sua casa  foi o que despoletou tudo o que veio a seguir. Olhos puros não se demorariam na contemplação do fenómeno. Terá a mulher tido alguma intenção de atrair a atenção do rei? Não sabemos, porque a Bíblia não se refere ao assunto, mas tudo leva a crer que ela terá tido essa intenção, até porque (talvez propositadamente) não se resguardou nem tomou os devidos cuidados para se banhar discretamente. Podemos, no entanto, criticar o rei, porque ele poderia ter proibido a mulher de tomar banho tão visivelmente, até porque todas as casas tinham o seu terraço e não seria prudente expor-se assim a olhos curiosos. De qualquer modo, David não pode ser apresentado como um modelo de “modéstia no olhar”, mas pode ser apresentado como um exemplo completo de como actua nos homens a “concupiscência dos olhos”, essa força que se exerce sobre o olhar para ver tudo demoradamente, sobretudo aquilo que leva ao pecado, a qual  foi a causa primeira dos pecados que se seguiram e respectivas consequências. A David não se critica o ter visto,  o que nem sempre isso se pode evitar, porque os olhos são portas abertas para o mundo exterior, mas o demorar imprudentemente o olhar sobre o que tinha visto.

Vem a propósito divulgar e explicar a expressão : “concupiscência dos olhos” a que está ligada também a “concupiscência da carne” A concupiscência dos olhos é aquela tendência gulosa do olhos em ver (ler), com atenção ou demoradamente, coisas que o cérebro vai gravar e manter durante muito tempo, coisas que normalmente levam ao pecado, por induzirem pensamentos, desejos e acções pecaminosos. Considere fixar os olhos sobre outra pessoa, sobre imagens ou cenas eróticas, sobre revistas, filmes, livros pornográficos…Estão na moda as “sex shops” e as exibições de sexo ao vivo, as exposições de materiais ou festivais do sexo…Tudo isso conspurca a mente, atafulha o cérebro de imagens que dificilmente se apagarão, e este vai depois influenciando atitudes e comportamentos, a que não estão alheios crimes, violações, pedofilia, homossexualidade etc. Olhos puros, mente pura; olhar pecaminoso, mente pecaminosa. “Bem-aventurados os puros, porque verão a Deus” é uma das bem-aventuranças que hoje é cada vez mais difícil de cumprir, pois o apelo ao uso indevido do sexo e à sua cultura é cada vez mais atrevido, frequente e espalhado por todo o lado e, mesmo que não se queira, ele entra-nos em casa a todas as horas. Quem não souber ou não quiser fechar-lhe as torneiras dificilmente manterá olhos puros e mente pura. É isto que fica, para nossa lição, dos pecados do Rei David, registados na Bíblia, não pelos pecados em si, mas como exemplo negativo do pecado e suas consequências a nível pessoal (individual), social e político.

Como lição positiva para nós fica também o facto de David se ter arrependido rapidamente, ter confessado humildemente o seu pecado e ter aceitado como justos os sofrimentos expiatórios que lhe foram caindo em cima em cumprimento da profecia que Deus lhe fizera por meio do profeta Natan.  De notar é também o facto de David não ter culpado ninguém pelos seus actos, assumindo corajosamente as responsabilidades pelas  suas próprias fraquezas, embora, lá no fundo, tivesse a quem lançar uma parte delas…Penso na Betsabé, é claro! “Sete vezes cai o Justo ao dia, mas sete vezes se levanta” (…) David podia ter dito, à semelhança de Adão: “Aquela mulher que puseste à minha frente é que foi a culpada”! Mas ele não disse tal coisa. Vem à baila o problema da liberdade (livre arbítrio) com que Deus nos criou. Usá-la para bem ou para mal é da nossa responsabilidade e daí vem a justiça do prémio ou do castigo. Até nas leis humanas é assim!

Termino com o salmo 50 (51), composto por David, a pensar neste episódio que a Bíblia relata. É o salmo mais conhecido para expressar o arrependimento, um dos salmos penitenciais, conhecido pelo nome : ”Miserere”, a primeira palavra da versão latina:

.Tem piedade de mim, ó Deus, pela tua grande bondade! Pela tua grande misericórdia, apaga o meu pecado.

. Lava-me de toda a iniquidade e purifica-me dos meus delitos.

. Reconheço as minhas culpas e tenho sempre diante de mim os meus pecados.

.Contra ti pequei, só contra ti, e fiz o mal diante dos teus olhos. Por isso, é justa a tua sentença e recto o teu julgamento.

.Eis que nasci na culpa e a minha mãe concebeu-me em pecado.

. Purifica-me com o hissope e ficarei puro. Lava-me e ficarei mais branco do que a neve.

. Faz-me ouvir uma palavra de gozo e alegria e estremeçam os meus ossos, que trituraste

. Desvia o Teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas culpas.

. Cria em mim, ó Deus, um coração puro. Renova e dá firmeza ao meu espírito.

. Não me afastes da Tua presença nem me prives do teu Espírito de santidade!

. Dá-me de novo a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito generoso.

. Ó Deus, meu Salvador, livra-me do sangue derramado e a minha língua proclamará a Tua justiça!

.O sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito. Ó Deus, não desprezareis um coração humilhado e arrependido!

Se David é exemplo de grande pecador, também é modelo de pecador arrependido, que reconhece os seus pecados, que pede perdão por eles, que pede ajuda a Deus para não voltar a pecar, solicita o dom do Temor de Deus e aceita o justo juízo de Deus no que respeita ao castigo e à expiação. Neste salmo David sugere ou confessa os pecados acima referidos, excepto a imodéstia dos olhos, mas pode entender-se que, ao pedir um coração puro, pede também um olhar puro, pois não existe coração puro sem olhar puro. Hoje, David teria que passar pela Confissão, Sacramento que naquele tempo ainda não estava instituído, pois foi Cristo que o instituiu: “Ide, perdoai os pecados…Àqueles a quem os perdoardes, ficarão perdoados. Àqueles que não os perdoardes, não serão perdoados. (Jo 20, 23)

É de salientar a prontidão com que o profeta Natan anuncia a David arrependido o perdão dos pecados, dizendo claramente que ele era réu de morte, mas que Deus preferia, em vez da morte imediata, conceder-lhe o resto da vida para expiar. É que o perdão dos pecados, por parte de Deus, exige sacrifício, oração, penitência, esmola ou outras boas obras, a par da frequência dos Sacramentos, para cumprir a pena temporal pelo pecado perdoado. A medida mais rápida e eficaz para anular a necessidade da  expiação pela pena temporal é uma Indulgência Plenária, que quer dizer “perdão total”,  a maravilha por excelência da misericórdia divina, a par do Baptismo e do martírio. Sempre que tiver oportunidade de ganhar uma, faça o possível e o impossível por isso. Se o pecado não se expiar em vida, terá de ser expiado no Purgatório. Por quanto tempo, só Deus sabe. O rei David expiou durante o resto da sua  vida.

Leituras aconselháveis na Bíblia: 1 Samuel e 2 Samuel.

 .

Ezequiel Miguel

.

Artigos relacionados:

. O pecado do rei Acazias

. O pecado do Rei Saúl

. O Dilema de Susana – I

. O Dilema de Susana – II

. O sobrenatural e o oculto

. O Espiritismo

O Rei David e Betsabé –  I


Respostas

  1. […] . O pecado do Rei David […]

  2. […] . O pecado do rei Davi. […]

  3. […] . O pecado do rei David […]


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias