O rei David e Betsabé – II

( Confira:  2 Samuel, 12)

O texto bíblico vai a negrito

.

BetsabeResumo do episódio anterior:  Depois de ter engendrado eficazmente  um plano para matar Urias, marido de Betsabé,  a fim de esconder o seu adultério e consequências, David fez dela sua esposa.

O Senhor enviou então o profeta Natan a David. Logo que entrou no palácio e se encontrou perante o rei:

Natan – Dois homens viviam na mesma cidade, um rico e outro pobre. O rico tinha ovelhas e bois em grande quantidade; o pobre, porém, tinha apenas uma ovelha pequenina, que comprara. Criara-a e ela crescera junto dele e dos seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do seu copo e dormindo no seu seio; era para ele como uma filha. Certo dia, chegou um hóspede a casa do homem rico, o qual não quis tocar nas suas ovelhas nem nos seus bois para preparar o banquete e dar de comer ao hóspede que chegara; mas foi apoderar-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o seu hóspede.

David (irritado) – Pelo Deus vivo! O homem que fez isso merece a morte! Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito essa maldade e não ter tido compaixão!

Natan – “ Esse homem és tu! E isto diz o Senhor, Deus de Israel:” Ungi-te rei de Israel, salvei-te das mãos de Saúl, dei-te a casa do teu senhor e pus as suas mulheres nos teu braços. Confiei-te os reinos de Israel e de Judá e, se isto te parecer pouco, ajuntarei outros favores. Porque desprezaste a Palavra do Senhor, fazendo o que Lhe desagrada?…Foste tu quem matou Urias, o hitita, por meio da espada dos amonitas! Por isso, jamais se afastará a espada da tua casa…” Eis, pois, o que diz o Senhor:… “Vou fazer sair da tua própria casa males contra ti, pois  tu pecaste  contra Mim, desprezando a Minha Palavra…”

David – Pequei contra o Senhor!

Natan –“ O Senhor perdoou o teu pecado. Não morrerás (por causa disso)).Todavia, como ofendeste gravemente o Senhor com a acção que fizeste, morrerá certamente o filho que te nasceu.…O Senhor feriu o menino que a mulher de Urias havia dado a David com uma doença grave. David orou a Deus pelo menino, jejuou, passou a noite prostrado por terra…Ao sétimo dia morreu o menino…”

Dentro de pouco tempo começou a profecia de Samuel a ser cumprida. Começou pela morte de Amnon, filho de David, por Absalão, filho também de David, mas não da mesma mulher. Em consequência desta morte, David perseguiu Absalão e estabeleceu-se inimizade entre ambos. Absalão manda deitar fogo a uma seara de Joab, seu irmão. Pouco tempo depois, uma vez goradas as ocasiões de conciliação entre David e Absalão, este comprou um carro, cavalos,  e arregimentou uma escolta pessoal de cinquenta homens. Tendo já em mente preparar uma revolta militar contra o rei David e usurpar-lhe a coroa, Absalão começou a denegrir o rei e a maneira como administrava a justiça, pretendendo assim ganhar adeptos para a sua causa. “Absalão  estendia a mão, amparava e beijava todos os que passassem pela porta da cidade para procurar o rei por motivos de justiça.”

Após quatro anos preparando a intentona e aumentando o número dos seus sequazes, David achou melhor abandonar a cidade, em direcção ao deserto, antes que surgisse Absalão e o depusesse pela força. Absalão ocupou mesmo o palácio de David e autoproclamou-se o legítimo rei. Na fuga, um homem insultou David, lembrando-lhe que merecia o que lhe estava a acontecer, por ser um homem sanguinário:” O Senhor fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saúl, cujo trono usurpaste, e entregou o reino a teu filho Absalão. Vês-te, agora, oprimido de males, por teres sido um homem sanguinário” (2 Sam 17, 8). O homem continuou, por largo tempo, a amaldiçoá-lo e a insultá-lo, sem que David desse ordens para o matarem, pois aceitou tais atitudes como um dos castigos merecidos que Deus lhe enviava.

 Finalmente, os dois exércitos defrontaram-se, primeiro em escaramuças, e depois mais a sério. O resultado final foi a morte de Absalão, que acabou por, na fuga  sobre uma mula, ficar preso e suspenso, pela bela e farta cabeleira, num ramo de frondoso carvalho, o que facilitou a vida a um comandante do exército de David, que facilmente o atravessou com a lança, matando-o, o que se verificou contra as ordens de David, que proibira que alguém o matasse. Assim morreu o terceiro filho de David, Absalão, o homem com o rosto e a cabeleira mais belos em todo o Israel, segundo a Bíblia. Após a profecia de Samuel, David passou o resto dos seus dias em amargura, aceitando tudo em expiação pelos seus pecados de adultério e de assassino  mandante do general Urias, marido de Betsabé. O salmo 50 dá conta do seu arrependimento e, através dele, a Igreja convida-nos a recitá-lo com a mesma compunção de que David deu provas.

 No fim de contas, David foi grande na arte da música, na literatura, na política, na realeza, no pecado, na penitência, no sofrimento, na expiação, na santidade, e foi da sua descendência que nasceram S. José, a Virgem Maria e Jesus Cristo. Salmos e Hinos, que a Bíblia regista, reflectem a sua sensibilidade poética. Hoje, que se perdeu a noção do pecado, coisa que para muitos já não existe ou nunca existiu, a vida de David dá que pensar e mostra como o pecado de um só homem teve tamanhas consequências para ele, para os filhos e para a sociedade, tudo traduzido em guerras, revoltas, mortes de civis e de  militares que nada tinham a ver com as asneiras de David. A Igreja ensina que as consequências do pecado podem ser individuais, sociais e colectivas, equivalendo a dizer que o pecado vai contra quem o pratica, contra o próximo e contra Deus, com consequências imprevisíveis. Assim o demonstra a Bíblia, que, em cada página nos dá uma mensagem para cada homem e para todos os tempos. Isto, claro, para quem a souber ler!

.

Ezequiel Miguel

.

Artigos relacionados:

. O pecado do Rei David

. O rei David e Betsabé – I

. O Pecado do Rei Acazias

. O pecado do rei Saúl

1 Comentário (+add yours?)

  1. Trackback: Vai e não peques mais! | Deus, Bíblia e Poesia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: