CORPUS CHRISTI

(Versão do “Adoro te devote” de S. Tomás de Aquino)

.

Jesus_HóstiaSantíssima Trindade, eu Vos adoro devotamente!

A Vós se submetem meu coração e alma por inteiro ,

a Vós, na Hóstia Santa, escondido verdadeiramente,

Vos adoro no Corpo de Cristo, Homem -Deus verdadeiro.

.

Quando Vos contemplo, todo o meu coração desfalece,

em tudo o que Cristo revelou eu firmemente creio!

Perante Vós , vista, tacto, olfacto, …tudo desaparece,

para só ficar o Deus Humanado que ao mundo veio.

.

Eu creio, Senhor, em tudo o que por Ti foi revelado,

nada mais verdadeiro que a Tua Palavra de Verdade,

vejo em Ti, como Homem, o Filho de Deus encarnado

Que, mesmo na Cruz, manteve invisível Sua Divindade.

.

Na  Santa  Hóstia ocultais a Vossa Humanidade,

que não alcanço, apesar do alerta dos sentidos meus,

mas firmemente  eu creio Nela e na Tua Divindade,

aqui ao mundo dizendo que és  meu Senhor e meu Deus.

.

Ó Santíssimo Memorial da Morte do meu Senhor,

Pão vivo,  descido do Céu, para aos homens Se dar!

Faz que a minha alma viva de Vós e se derreta de amor

e que a ela seja sempre saboroso este  Manjar!

.

Senhor Jesus, pio, bondoso e solícito Pelicano,

que uma gota do Teu Sangue me deixe purificado,

pois uma única gota destrói  nas almas  o dano

que no homem fica pela miséria  do seu pecado!

.

Não vejo, como Tomé, abertas as Tuas Santas Chagas,

mas,  também como ele, eu digo: “Meu Senhor e meu Deus”!

A Ti,  meu Senhor,  meu Deus, que  erros e dúvidas apagas,

quero amar-Te, pesem embora aqueles pecados meus!

.

Ó Jesus, que tão velado e oculto  na Hóstia Te vejo,

mostra-me a Tua Face nitidamente revelada!

Vem ao encontro deste meu constante e ardente desejo:

Seja eu feliz,  um dia, na Vossa glória contemplada!

Ámen!

.

Ezequiel Miguel

4 comentários (+add yours?)

  1. Trackback: A Ceia da Despedida | Deus, Bíblia e Poesia
  2. Trackback: Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo | Deus, Bíblia e Poesia
  3. Trackback: O Baptismo | Deus, Bíblia e Poesia
  4. Trackback: Eu é que sou o Pão da Vida | Deus, Bíblia e Poesia

Deixe uma Resposta

